terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Rodrigo-Max



Rodrigo há tempos vem lidando com seus monstros e os livros tem sido companheiros fundamentais nesse processo. Primeiro ele encanou com Mamãe virou um monstro. Todas as noites esse era o livro que escolhia para ouvir. E quando eu, tentando explicar a ele sobre meus humores e chateações, fui comentar que às vezes também virava monstra, fui acolhida com imenso carinho pelo meu filhote, que aliviou minha culpa ao contar que também ele, e a irmã mais nova, e o papai viravam monstros.
Mais recentemente, são três os livros de monstros que fazem sucesso. Há o divertido Vai Embora, Grande Monstro Verde, que o Rô conta para si mesmo, sozinho, diversas vezes, feliz e contente com o poder de dizer ao monstro que vá embora e vê-lo partir, pedacinho por pedacinho. Também o maravilhoso Fuja do Garabuja, cheio de poemas deliciosos e ilustrações cheias de fantasia. Mas, sem dúvida, o preferido tem sido  Onde vivem os monstros, talvez até pela comoção em torno do filme.



A gente já lia o livro há um tempo, e estava esperando pelo filme. Porém, a classificação é 10 anos e um amigo querido nos sugeriu que o Rô pode achar o filme muito parado. Então, a gente se diverte vendo o trailer e lembrando os melhores pedaços do livro.
Por tudo isso, quando fiz uma coroa para ele, em parte foi por causa do tema que o grupo dele trabalhou no semestre passado - Princípes e Princesas - e em parte foi também para que ele pudesse seguir fantasiando e elaborando sua relação com os monstros - esses seres fascinantes com os quais nos identificamos, mas ao mesmo tempo tememos; essas partes de nós mesmos que gostaríamos de libertar, mas da qual abrimos mão em nome do aconchego de sermos cuidados e acolhidos.



Ai, filho... Que a gente não acaba nunca de procurar o equilíbrio entre cuidar carinhosamente dos nossos monstros e mantê-los sob controle. A gente não acaba nunca de oscilar entre a vontade de liberdade e a vontade de ter laços.



Que a bagunça monstruosa comece!!!!!!
(E quando você voltar, tenha certeza que o seu jantar quentinho estará esperando por você).

Imagem: Maurice Sendak

Nenhum comentário: