domingo, 31 de janeiro de 2010

Maquiavélico


Não sei se foi efeito da fantasia de príncipe que o Rô andou usando ou se é só inteligência mesmo. Mas ontem, deram-se fatos muito surpreendentes e divertidos aqui em casa.

Eram umas três e meia da tarde e Rodrigo teve uma fominha vespertina. Pediu sucrilhos sem leite e eu dei. Ele então sentou-se no sofá, no colo da irmã mais velha, a Bia, e ao lado da irmã mais nova, a Júlia.

Júlia então começou a surrupiar discretamente alguns sucrilhos do pote de Rodrigo. Mas nem toda a discrição do mundo poderia fazer com que o menino não percebesse, então ele deu uma bronca:

- Júlia! Pára de pegar meus sucrilhos!

Como ele, além de faminto, estava com sono, reforçamos a recomendação de não provocá-lo (e até ofereci um pote de sucrilhos próprio à Júlia - que, vale notar, tem 15 anos). Mas era tarde demais... Dois minutos depois da bronca, Rodrigo olhou para mim, com um ar de quem tem uma lâmpada brilhando acima da cabeça e pediu, com voz doce:

- Mamãe, coloca leite no meu sucrilhos?

Estranhei, mas disse que sim. Ele então completou seu pensamento:

- Se tiver leite, quando a Júlia colocar a mão, ela vai molhar o dedo e gritar "ai, ai, eca"!

Vê se pode? Eu confesso que fiquei rindo até às lágrimas com esse causo. Aí a gente percebe como nossos filhos de fato já aprenderam as relações de causa e efeito. O único porém é que o uso que eles fazem dessa aprendizagem é meio... incomum ;-)

Imagem: Nicolau Maquiavel, tirada daqui.

Nenhum comentário: