quarta-feira, 17 de junho de 2009

Descobertas

Há umas duas semanas, Rodrigo trouxe da biblioteca circulante da escola um livro chamado "Agora é a minha vez", escrito por Zeca Sampaio. E ele adorou a história! Contamos e recontamos uma porção de vezes. Ele gostou tanto que tive que prometer que ia comprar pra ele, na próxima vez que fossemos à livraria. Então, domingo, lá fomos nós.

O mais engraçado foi o serzinho, perguntando para as atendentes se tinha 'o libo do fango xadez". Só que esse nem era o nome do livro, aí ficamos os dois, pensando é "agora é sua vez" ou "agora é minha vez". Aí, mal ele viu a imagem no computador, já ficou feliz de ver que era aquele mesmo...

Na história, tem um frango xadrez, que vive a ciscar... E o Rodrigo ficava me dizendo que o frango não andava, que ele ficava na panela. Aí, deu-se o seguinte diálogo:
- mãe, o frango não anda.
- claro que anda, Rô. Olha aqui os pezinhos dele.
- mãe: frango não anda. Ele fica na panela.
- Filho: mamãe vai contar uma coisa pra você. O frango que vai pra panela, já foi vivo e andante. Aí, alguém pegou ele, matou e cozinhou.
- É? E pegou o frango? E aí o pintinho ficou "unhé, unhé" (fazendo cara de choro).
- Pois é, filho. Por isso é que eu não como carne.
- Eu também não, mãe.
- é, filho? Achei que você gostava um pouquinho.
- Eu gosto. Eu como a carninha, nham, nham, nham... (fazendo cara de quem está degustando algo muito bom).
Conversa doida...

E depois que fizemos foundue pra ele experimentar, todo dia o menino vem com o papo de que quer comer "queijo cozido"! Ótima definição... De desmascarar qualquer pretensão de chiqueza...

2 comentários:

Edu disse...

Fondue = sobras de queijo derretidas em sobras de vinho comidas com pão velho...
"Críticar" é, entre outras coisas, nos trazer para mais perto do real...
Comer queijo cozido com pão velho deixa então de ter as camadas de pseudo chiqueza, e passa a ser a celebração do frugalismo em que a tal comida, diz a lenda, foi inventada em algum cantão pobre da fria Suíça numa época de apuros.
Nãoàtoa, foi uma criança que gritou que o rei estava nu...

Paloma Pajarito disse...

Rodrigo, Rodrigo, ã! Deixo sorrisos e sorrisos por aqui quando leio! :D Fantástico!